Bem-Vindos ao nosso Adoravel blog!


domingo, 31 de outubro de 2010

Energia Cinética

Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Sua equação foi resultado do estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento. O conceito de energia cinética é aplicado na construção de Usinas Hidroéletricas.
O que vem a ser energia? A energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou transforma em outra, pois, de acordo com a lei de Lavoisier, na natureza nada se perde nada de cria, tudo se transforma, conceituando assim a lei da conservação da energia. Conceituar energia não é tarefa fácil, mas podemos definir energia como sendo a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. Observe os seguintes exemplos que podem auxiliar nesse entendimento de energia:

-As águas de uma cachoeira possuem energia, pois são capazes de realizar trabalho ao mover as turbinas de uma usina hidrelétrica, por exemplo.

-A gasolina possui energia, pois ela é capaz de realizar trabalho fazendo o automóvel se locomover.

E muitos outros exemplos. Como dissemos, energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho, a unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule, assim como a unidade de trabalho de uma força. Essa unidade foi em homenagem a James Prescott Joule, um físico britânico. Ele estudou a natureza do calor e descobriu as relações com o trabalho mecânico.

Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento. Mas como podemos calcular a energia cinética de um corpo? Ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Para mostrar isso tomemos como exemplo uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto. De forma a sintetizar essas observações, é possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:
Onde m é a massa do corpo e V a velocidade do mesmo. A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.




6 comentários:

  1. O Blog pra mim ta muito bom, por que o que eu pude entender é que a Energia Cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade . Entendi também o que é a força dos movimentos,o exemplo é de um atleta em movimento,onde ele produz velocidade. Em nós o nosso organismo tem uma energia potencial onde os alimentos que comemos são armazenados e transformasse em energia Química que é consumida quando nós fazemos movimentos.O que eu mais pude concluir nisso tudo é que tudo o que se movimenta precisa de energia, para ter força, tanto nós seres humanos,quanto os automóveis ,plantas e maquinas,cada um com sua Energia e formas diferenciadas.
    Bejo :*
    Jéssica R.

    ResponderExcluir
  2. Energia potencial

    É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, consequentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz o uso da energia cinética produzir um ganho de energia potencial.
    Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados às diferentes formas de energia dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
    • A energia potencial gravitacional na superfície da Terra é proporcional à altura (h) do corpo (medido em relação a um determinado nível de referência que pode ser por exemplo o chão nessa localização).
    É calculada pela expressão: ou
    • A energia potencial elástica está associada a uma mola ou a um corpo elástico.
    É calculada pela expressão (no caso ideal):
    K= Constante da mola (varia para cada tipo de mola, por exemplo a constante da mola de um espiral de caderno é bem menor que a constante da mola de um amortecedor de caminhão).
    X= Variação no tamanho da mola.
    • A energia potencial elétrica está relacionada com uma carga qualquer "q" de uma partícula situada a uma distância "d" de uma carga de prova "Q".
    É calculada pela expressão: , sendo , podemos substituir:
    k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas. V= potencial elétrico. meu e so pegar os nutrientes nessesarios para uma solidificaçao melhor e para que as energia seja usadas corretamente
    q= carga da partícula.
    d= distância entre a partícula e o referencial.
    Q= carga do referencial.

    Jéssica R.

    ResponderExcluir
  3. Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética. A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma reacção química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva.
    É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por:
    m= massa do corpo.
    v= velocidade do corpo.
    Isto significa que quanto mais rapidamente um objeto se move, maior o nível de energia cinética. Além disso, quanto mais massa tiver um objeto, maior é a quantidade de energia cinética necessária para movê-lo.
    Para que algo se mova, é necessário transformar qualquer outro tipo de energia neste. As máquinas mecânicas - automóveis, tornos, bate-estacas ou quaisquer outras máquinas motorizadas - transformam algum tipo de energia em energia cinética.

    ResponderExcluir
  4. Gente, na realidade, só existem duas modalidades de energia: a potencial e a cinética, mas elas se apresentam de várias formas: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica. A sociedadede pede cada vez mais de um elevado consumo de energia, com isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de transformação, transporte e armazenamento de energia!

    Jéssica R.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. gostei do blog , com ele eu pude aprender que energia cinética é uma forma energia mecânica e é definida como energia de movimento, pois ela está ligada ao estado de movimento de um corpo Sua equação foi resultado de um estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade , ou seja , acelerando & retardando os movimentos produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento.

    por : Pamela Isla -8ªA (:

    ResponderExcluir